CITAÇÕES

 

ab absurdo - Partindo do absurdo. Método de demonstração, usado principalmente em geometria.

ab aeterno -  De toda a eternidade; sempre.

ab amicis honesta petamus -  Aos amigos só devemos pedir coisas honestas.

abditae causae – med Causas ocultas, desconhecidas. Diz-se das moléstias cujos sintomas não deixam entrever as causas que os produzem.

ab epistolis - Das cartas. Título de alguns funcionários da chancelaria romana.

aberratio delicti – dir Desvio do delito. Erro por parte do criminoso quanto à pessoa da vítima.

aberratio ictus – dir Desvio do golpe. Dá-se quando o delinqüente atinge, por imperícia, pessoa diversa da que visava.

ab hoc et ab hac -  Disto e desta. Discorrer alguém sobre o que não entende.

ab imo corde - Do fundo do coração; sinceramente.

ab imo pectore - Do fundo do peito; do fundo da alma, com franqueza.

ab incunabulis - Desde o berço. Desde o princípio; desde a origem.

ab initio - Desde o começo.

ab intestato dir - Sem deixar testamento. Diz-se da sucessão sem testamento, ou dos herdeiros que dela se beneficiam

ab irato - Movido pela cólera; arrebatadamente.

ab ore ad aurem - Da boca ao ouvido; em segredo; discretamente.

ab origine - Desde a origem; desde o princípio.

ab ovo - Desde o ovo; desde o começo.

ab ovo usque ad mala - Do ovo até as maçãs falando das antigas refeições romanas; do princípio ao fim; da sopa à sobremesa.

ab uno disce omnes - Por um conhece a todos. Pelas qualidades de um indivíduo podem ser avaliadas as qualidades de um povo.

ab urbe condita - Desde a fundação da cidade de Roma. Cômputo usado pelos historiadores romanos, que datavam os fatos a partir da fundação de Roma 753 antes de Cristo. Empregavam na escrita as iniciais U. C. Urbis Conditae, isto é, da fundação da cidade.

abusus non tollit usum dir O abuso não impede o uso. Princípio segundo o qual se pode usar de uma coisa boa em si, mesmo quando outros usam dela abusivamente

abyssus abyssum invocat - Um abismo chama outro abismo. Expressão do Salmo 42, versículo 7, para indicar que uma falta cometida predispõe o pecador a cometer outras mais graves.

accipiens dir O que recebe. Pessoa que recebe um pagamento; recebedor.

acta est fabula - Terminou a peça. Expressão usada no teatro antigo. Foi também pronunciada pelo imperador Augusto na hora de sua morte.

ad argumentandum tantum - Somente para argumentar. Concessão feita ao adversário, a fim de refutá-lo com mais segurança.

ad augusta per angusta - Às coisas excelentes pelos caminhos espinhosos. Não se vence na vida sem lutas.

ad calendas Graecas - Para as calendas gregas. Transferir alguma coisa para as calendas gregas é manifestar a intenção de não realizá-la. Os gregos não tinham calendas como os romanos.

ad cautelam - Por precaução. Diz-se do ato praticado a fim de prevenir algum inconveniente.

ad corpusPelo corpo dir -  Expressão usada para indicar a venda de imóvel sem a medida de sua área, por oposição à vendaad mensuram”.

ad diem – dir Até o dia. Último prazo para o cumprimento de uma obrigação.

ad duo A duas vozes ou a dois instrumentos, Expressão usada em música ou canto: A sonalatina de Mozart foi executadaad duo”.

ad exemplum - Para exemplo A medida foi tomada “ad exemplum” dos demais.

ad extra - Por fora, exteriormente: Em vista do serviço, “ad extra” recebeu mais.

ad extremum - Até o fim, até o cabo, até ao extremo: Levou sua teimosia ´ad extremum”.

ad finem - Até o fim Leu o reório “ad finem”.

ad gloriam - Pela glória Trabalhar “ad gloriam”, isto é, sem proveito material, só para conquistar glórias ou honrarias - Kepler dedicou-se à Astronomia “ad gloriam”.

ad hoc - Para isso. Diz-se de pessoa ou coisa preparada para determinada missão ou circunstância: secretário “ad hoc”, tribuna “ad hoc”.

ad hominem - Para o homem. Sistema de argumentação que contraria o adversário usando de suas próprias palavras ou citando o seu modo de proceder.

ad honores - Para as honras, como título de glória. Foi nomeado “ad honores”, isto é, para um cargo ou função meramente honorífico. Sinon.: “honoris causa”.

adhuc sub judice lis est - O processo ainda se acha em poder do juiz. A questão não foi definitivamente dirimida refere-se a litígio ainda não julgado em última instância.

ad instar - À semelhança; à maneira de.

ad interim - Provisoriamente, de modo passageiro, interinamente. “Ad interim” vendia livros.

ad internecionem - Até o extermínio: Tito levou a guerra aos judeus “ad internecionem”.

ad intra - Por dentro, interiormente: Ria, mas “ad intra” toda ela era revolta.

ad judicem dicere-t Falar ao juiz.

ad judicia – dir Para os juízos. Diz-se do mandato judicial outorgado ao advogado pelo mandante.

ad libitum – mus À vontade. 1 Indica que o trecho assinalado pode ser executado com movimento à escolha do intérprete. 2 No teatro indica falas que os atores podem improvisar em cena.

ad limina apostolorum - Aos limiares dos apóstolos. Visita qüinqüenal feita a Roma pelos bispos residenciais, a fim de prestar contas ao Papa da situação de suas dioceses.

ad litem dir Para o litígio. Reivo ao processo em causa.

ad litteram  Conforme a letra; ao pé da letra; literalmente.

ad majorem Dei gloriam- Para maior glória de Deus. Lema da Companhia de Jesus, usado pelos jesuítas pelas iniciais A. M. D. G.

ad mensuram  dir Conforme a medida. Venda estipulada de acordo com o peso ou a medida.

ad modum - Conforme a maneira, o uso: Celebrou-se a festaad modum”.

ad negotia – dir  Para os negócios. Refere-se ao mandato outorgado para fins de negócio.

ad nutum – dir Segundo a vontade de; ao arbítrio de: Diz-se do ato que pode ser revogado pela  vontade de só  uma das partes; refere-se também à demissibilidade do funcionário que ocupa cargo de confiança.

ad patres -  Para os antepassados. Expressão bíblica usada para indicar a morte: Ir “ad patres”: morrer.

ad perpetuam rei memoria - Para lembrança perpétua da coisa. 1 Fórmula usada em bulas papais e em monumentos comemorativos. 2 Em jurisprudência, designa a vistoria judicial realizada para resguardar ou conservar um direito a ser futuramente demonstrado nos autos da ação.

ad quem – dir Para quem. 1 Diz-se do juiz ou tribunal a que se recorre de sentença ou despacho de juiz inferior. 2 Dia marcado para a execução de uma obrigação.

ad referendum -  Para ser referendado. 1 dir Diz-se do ato que depende de aprovação ou ratificação da autoridade ou poder competente. 2 dipl Diz-se da negociação do agente diplomático, sujeita à aprovação de seu governo.

ad rem - À coisa. 1 dir Diz-se do direito ligado à coisa. 2 log Argumento que atinge o âmago da questão; opõe-se ao argumento “ad hominem”.

ad retro - Para trás. dir Diz-se do pacto em que o vendedor tem o direito de reaver a coisa vendida, mediante a restituição do preço e despesas acessórias, dentro de prazo determinado.

ad solemnitatem - Para a solenidade. dir Diz-se do requisito da lei necessário para a forma essencial ou intrínseca do ato e sua validade, e não somente para a sua prova.

ad substantiam actus dir Para a substância do ato. Diz-se do instrumento público, quando exigido como formalidade solene.

ad unguem - À unha. Alusão ao brilho que se obtém passando a unha sobre uma superfície: Versos “ad unguem”, versos polidos. Saber algo “ad unguem”: sabê-lo à perfeição.

ad unum - Até um só, até o último: Nas Termópilas, Leônidas e os seus fizeram-se matar “ad unum”.

ad usum - Para o uso; conforme o uso:“ad usum” dos alunos. Celebrar uma festa “ad usum”.

ad usum delphini - Para o uso do delfim. Designava as edições dos clássicos inos, deslatinadas ao uso do delfim, filho de Luís XIV e ainda hoje se diz de qualquer edição expurgada.

ad valorem - Segundo o valor. dir Diz-se da tributação feita de acordo com o valor da mercadoria importada ou exportada, e não, conforme o seu peso, volume, espécie ou quantidade.

aequo animo - Com ânimo igual; com serenidade e constância.

aequo pulsat pede -  Bate com pé igual. Expressão de Horácio, referindo-se à morte, que esmaga tanto os habitantes dos palácios como os das choupanas. Odes, 1, 4-13.

aere perennius - Mais durável que o bronze. Horácio falava de sua obra literária.

affaire fr Negócio. Designa negócio escuso ou caso escandaloso.

a fortiori -  Com mais razão. Locução empregada para concluir do menos evidente, para o mais evidente: se devo amar o inimigo, a fortiori amarei o meu amigo.

agenda -  Que deve ser feito.

age quod agis  Faze o que fazes. Presta atenção no que fazes; concentra-te

no teu trabalho.

Agnus Dei  Cordeiro de Deus. 1 Jesus Cristo. 2 Invocação usada durante a missa depois da fração da hóstia e no final das ladainhas. 3 Pequeno relicário de cera do círio pascal e óleo bento, moldado com a imagem do cordeiro, que o papa benze no sábado santo. Atribuem-lhe os devotos a virtude de salvaguarda nos perigos, doenças e tempestades.

agrément fr Aprovação. dir Consulta de governo a governo, a fim de saber se o agente diplomático, que  o consulente pretende deslatinar para junto do consultado, convém a esse.

aide mémoire fr Seleção ou resumo de uma obra deslatinada à fixação dos dados mais importantes.

à la carte fr Ao cardápio. Pratos não incluídos no cardápio de um restaurante.

à la diable fr ao diabo. Desordenadamente; atabalhoadamente.

a ere - Ao lado. Diz-se de certos cardeais entre os mais cotados pelo papa, quando enviados em missões diplomáticas extraordinárias.

albo lapillo notare diem  Marcar o dia com pedra branca. Ser feliz durante o dia.

alea jacta est  A sorte foi lançada. Palavras atribuídas a César, quando passou o Rio Rubicão, contrariando as ordens do Senado Romano.

alibi  dir Em outro lugar. Meio de defesa pelo qual o acusado alega e prova que, no momento do delito, se encontrava em lugar diverso daquele onde o fato delituoso se verificou.

all right ingl Tudo bem; tudo certo.

alma mater ou alma parens  Mãe nutriz; mãe bondosa. Em linguagem poética, a pátria ou a escola.

alpha et omega  Alfa e ômega; primeira e última letras do alfabeto grego. No Apocalipse designa Cristo, princípio e fim de todas as criaturas.

alter ego  Outro eu. Significa o amigo do peito, de confiança, para quem não há segredos.

amicum perdere est damnorum maximum  Perder um amigo é o maior de todos os danos.

amicus certus in re incerta cernitur  O amigo certo se manifesta na ocasião incerta.

amicus humani generis  Amigo do gênero humano. Amigo de todos, ou seja, amigo de ninguém.

amicus Plato, sed magis amica veritas O Platão é amigo, porém a verdade é mais amiga.

amor et tussis non celantur  O amor e a tosse não se escondem.

amor vincit omnia  O amor vence todas as coisas. Parte de um verso de Virgílio Écloga X, 69.

anch'io son' pittore ital Eu também sou pintor. Exclamação atribuída a Corrégio 1494-1534, ao contemplar um dos quadros de Rafael.

ancien régime fr Antigo regime. Locução com que, na França, se designa o governo existente antes da revolução de 1793.

animus abandonandi  dir Intenção de abandonar.

animus abutendi  dir Intenção de abusar.

animus furandi  dir Intenção de roubar.

animus laedendi  dir Intenção de prejudicar.

animus necandi  dir Intenção de matar.

a non domino  dir Por parte de quem não é dono. Diz-se da transferência de bens móveis ou imóveis, por quem não é seu legítimo dono.

Anschluss al Anexação. Nome pelo qual  é conhecido o golpe nazista contra a Áustria, que, em março de 1939, simulou um plebiscito pelo qual anexou aquele país à Alemanha. Tal fato precipitou o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial.

ante litem  dir Antes do litígio. Antes de proposta a ação ou como ato preparatório para ela.

ante mortem  Antes da morte.

à outrance fr Sem tréguas; até o fim; a ferro e fogo; a qualquer preço.

aperto libro  De livro aberto. Em qualquer parte aberta do livro.

aplomb fr Aprumo; segurança; desenvoltura.

a posteriori  A partir do que vem depois. Sistema de argumentação que parte do efeito para a causa. Opõe-se à argumentação “a priori”

après moi le deluge fr Depois de mim o dilúvio. Frase de Luís XV, segundo alguns, de Mme. Pompadour, segundo outros, pela qual esses personagens manifestavam seu desprezo pela coisa pública. Esperavam que a queda da monarquia só viesse após sua morte.

a priori  A partir do que vem antes. Prova fundada unicamente na razão, sem fundamento na experiência. Opõe-se a “a posteriori”.

à propos fr Por falar nisso; a propósito.

apud  Junto a; em. Usada em bibliografia para indicação de fonte compulsada, nas citações diretas/indiretas.

apud acta  dir Nos autos; junto aos autos.

aquae potoribus  Pelos bebedores de água. Palavras com que Horácio satirizava em uma de suas epístolas os poemas escritos pelos poetas sóbrios.

à quelque chose malheur est bon fr A desgraça serve para alguma coisa. Muitas vezes a infelicidade produz um resultado benéfico inesperado.

aquilae non gerunt columbas  Águias não geram pombas. Segundo a ordem natural, os filhos herdam as qualidades e deficiências dos pais: tal pai, tal filho.

aquila non capit muscas  A águia não apanha moscas. Uma pessoa de espírito superior não se preocupa com ninharias.

a quo  Da parte de cá. 1 Na ignorância; sem entender, sem saber. 2 dir Diz-se do dia a partir do qual se começa a contar um prazo. 3 dir Diz-se do juiz de um tribunal de cuja decisão se recorre: Juiz a quo opõe-se, neste caso, a ad quem, juiz, ou tribunal, para o qual se recorre. 4 Lóg Diz-se do termo ou princípio sobre que se fundamenta uma conclusão.

a ratione  Pela razão. Pela imaginação, por conjetura, por hipótese; sem fundamento nos fatos reais.

arcades ambo  Ambos são árcades. Virgílio nas Éclogas se referia a dois pastores da Arcádia, lugar de onde se originavam bons cantores. Ironicamente se aplica a duas pessoas igualmente velhacas ou astutas.

arc-over ingl Astronáut. Mudança de direção de um míssil guiado, ou foguete, no seu impulso ascensional, para entrar em sua trajetória predeterminada.

arcus nimis intensus rumpitur  O arco muito retesado parte-se. O rigor excessivo conduz a resultados desastrosos.

a remotis  À parte; em particular, em afastamento.

argot fr Na França, linguagem usada pelos gatunos; gíria, calão.

argumentum ad crumenam  Argumento da bolsa. Emprego do suborno, na falta de razões convincentes.

argumentum baculinum  Argumento do porrete. Emprego da violência para a consecução de um objetivo.

arrière-pensée fr Pensamento dissimulado através de outro que se manifesta. Restrição mental.

ars gratia artis  Arte pela arte.

ars longa, vita brevis  A arte é longa e a vida é breve. Tradução lalatina do primeiro aforismo de Hipócrates.

a sacris  Das coisas sagradas. Suspensão de exercício das ordens maiores imposta pela Igreja aos clérigos que cometeram faltas graves.

asinus asinum fricat  Um burro coça outro burro. Diz-se de pessoas sem merecimento que se elogiam mutuamente e com exagero.

asperges me  Liturg 1 Antífona cantada ou recitada antes das missas dominicais, durante a aspersão e que começa pelas palavras: “asperges me”. 2 Aspersão com água benta durante a missa e em outras circunstâncias.

à tout seigneur tout honneur fr A cada senhor cada honra. Cada um deve ser homenageado de acordo com a dignidade, posição social etc.

attaché fr Adido em diplomacia.

auctori incumbit onus probandi  dir Ao autor cabe o trabalho de provar. Quem acusa que prove.

audaces fortuna juvat  A fortuna ajuda os audazes. O bom êxito depende de deliberações arriscadas.

audiatur et altera pars  dir Que a outra parte seja também ouvida. Para haver imparcialidade e justiça no julgamento, deve-se ouvir a defesa depois da acusação.

au jour le jour fr Dia a dia. 1 Viver de parcos recursos adquiridos diariamente. 2 Gastar todo o dinheiro ganho durante o dia sem pensar em economizar.

aunque la mona se vista de seda, mona se queda esp Mesmo vestida de seda, a macaca é sempre macaca. Os adornos não encobrem grandes defeitos.

aura popularis  Brisa popular. Muito empregada nos clássicos lalalatinos para significar a inconstância da opinião pública.

aurea mediocritas  Mediocridade áurea. Horácio exalta, com esta expressão, a situação da classe média, nem rica nem pobre.

aures habent et non audiunt  Têm ouvidos e não ouvem. Referência que o Salmo CXV faz aos ídolos, para depois concluir que aqueles que os fazem e os que neles confiam acabarão se assemelhando a eles.

au revoir fr Adeus; até a vista.

auri sacra fames  Maldita fome de ouro. Expressão pela qual Virgílio condena a ambição desmedida.

auro suadente, nil potest oratio  Se o ouro persuade, nada vale a palavra. A eloqüência é inútil diante dos interesses pecuniários.

aut Caesar, aut nihil  Ou César, ou nada. Divisa ambiciosa de César Bórgia

autem genuit  Porém gerou. 1 Relação longa e fastidiosa. 2 Narração enfadonha.

à vaincre sans peril, on triomphe sans gloire fr Quando se vence sem perigo, triunfa-se sem glória. Verso de Corneille que condena o êxito fácil.

avant la lettre fr Antes da letra. Diz-se da gravura tirada antes da legenda; figuradamente, idéia pioneira.

avant-première fr Antes da primeira. Apresentação de filme ou peça teatral para público limitado, como críticos de arte, imprensa, autoridades etc. O neologismo” pré-estréia” foi lançado para substituir esta expressão

ave Caesar, morituri te salutant  Salve César, os que vão morrer te saúdam. Palavras dirigidas pelos gladiadores ao imperador, antes de entrarem em luta.

avis rara  Ave rara. Para indicar a ausência de pessoa ou coisa que se tem em grande estima.

avoirdupois ingl com Nome por que é conhecido o sistema de pesos e medidas, inglês e norte-americano.

à vol d'oiseau fr A vôo de pássaro. Pela rama; por alto.

Retorna